Nota de Repúdio aos ataques contra os povos indígenas durante a Marcha do Acampamento Terra Livre em Brasília
- IDEAS AP
- há 7 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Repudiamos o ataque sofrido pelos povos indígenas durante a Marcha do Acampamento Terra Livre, ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (10), em Brasília. Ao chegarem ao Congresso Nacional para exercer seu legítimo direito à manifestação, os indígenas foram violentamente reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta lançados pela Polícia do Distrito Federal.
Manifestamos nossa solidariedade às lideranças atingidas, em especial à deputada federal Célia Xakriabá (PSOL), que também foi vítima da ação truculenta. Repudiamos qualquer tentativa de silenciar vozes indígenas, principalmente em um momento em que exigem respeito, garantia de direitos e visibilidade em pautas que dizem respeito à vida e à ancestralidade de seus povos.
Parte da equipe técnica do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas da Bahia (PPDDH-BA) está presente no Acampamento Terra Livre, acompanhando lideranças e participando da marcha, reafirmando o compromisso com a proteção e o fortalecimento dos direitos dos povos originários.
Seguimos em luta ao lado dos povos indígenas por justiça, respeito e pelo direito de existir com dignidade.
Comentarios